Nem sei muito bem porquê…

Esta coisa do desporto faz-me um bocado de confusão. Não é que eu seja contra a prática desportiva, muito pelo contrário: acho mesmo que deveriamos todos ter uma postura de contacto directo com a natureza. Quando digo contacto directo com a natureza, quero dizer isso mesmo: que a actividade física seja desenvolvida ao ar livre, com sol, chuva ou vento. Posto isto, convém dizer que não consigo estar enfiado num pavilhão a ver uma modalidade qualquer (acho mesmo que nunca o fiz…) e isto não tem nada que ver com qualquer tipo de fobia. A razão mesmo, está no facto de ter praticado atletismo durante catorze anos, quase sempre ao ar livre e isso deixa marcas.

Por outro lado, o desporto levado ao extremo da alta competição, leva a um exagero que também deixa as suas marcas: mazelas físicas que ficam para toda a vida; inadaptações sociais; competitividade exagerada; pouco desenvolvimento das faculdades cognitivas e todo um sem número de falhas que uma vida regrada e disciplinada implica.

Como será de bom tom dizer, não estou para aqui a querer ferir susceptibilidades, antes pelo contrário, se o harmonioso desenvolvimento do ser humano passa por um qualquer desporto praticado num ginásio, pois assim seja. Não podemos todos gostar das mesmas coisas.

1 thought on “Nem sei muito bem porquê…

Leave a Reply