Ai Saramago, Saramago. Só me faz gastar dinheiro.

1229028716t6PASWP

Confesso a minha ignorância. Confesso que nunca li a Bíblia, pronto. Também confesso que nunca me senti curioso em ler a tal de Bíblia. Porquê? Porque sempre fui acompanhando as tomadas de posição, das autoridades religiosas, sobre variadíssimos assuntos do mundo e sempre achei que, para além de serem uma entidade político partidária (no sentido da luta pelo poder e dos interesses corporativistas), sempre tiveram atitudes/posições/acções em que fizeram valer os seus interesses, de uma forma calculista, fria, hipócrita e, muitas vezes, contrária aos valores por si apregoados. A minha opinião vale o que vale, como a de Saramago (embora num outro patamar de sabedoria e mediatização), mas lá vou eu ter de comprar mais dois livros: a Bíblia e o de Saramago, Caim. Só não sei por qual hei-de começar…

2 thoughts on “Ai Saramago, Saramago. Só me faz gastar dinheiro.

  1. Boss

    A parte mais interessante da dita cuja reside no Antigo Testamento, cheio de histórias deliciosas, mas com muita crueldade à mistura (vê lá, um que tem que imolar o filho no alto dum monte, outro que é engolido por um peixe e passa 3 dias e 3 noites nas suas entranhas até ser vomitado, um mar dividido e que afoga milhares de soldados, pragas sobre um povo – logo 7! – já para não falar na mortandade dos primogénitos ou na crucificação do Deus Homem, são bons exemplos).
    Li o A. T. quando tinha 11, 12 anos, na aldeia (único livro na casa dos meus tios), e adorei, tendo relido as mesmas passagens vezes sem conta nos anos seguintes. Mas, agora, não tenho a certeza se essa coisa de ser livro único não me influenciou a apreciação e não me terá toldado a memória …

Leave a Reply