Pode ser tudo o que quiserem, mas é a minha opinião.

Mountain_Sheep_North_America

Há uma coisa que eu já percebi. Na minha profissão, falar de professores, é um assunto delicado. Delicado porquê? Porque as posições dominantes são aquelas que devem ser entendidas como as mais correctas. Quererei eu com isto dizer que há um pensamento direccionado? Sim, claro que está direccionado para o interesse corporativista. Como em todas as corporações, há sempre um núcleo duro que define o caminho que deve ser trilhado. Neste caso específico dos professores, são os sindicatos que tomaram as rédeas de todo o processo. Se isso é bom ou se isso é mau, cada um terá a sua opinião, agora o que eu acho é que, independentemente das questões laborais e remuneratórias, custa-me ver os líderes sindicais a meterem o bedelho em assuntos que não lhes dizem respeito. A questão da avaliação deveria ser discutida por um conselho, uma ordem ou o que lhe quiserem chamar, onde seriam discutidos os “códigos” deontológicos da profissão ou que também quiserem chamar. Como os professores não têm nada disso, os sindicatos viram aí um janela de oportunidade (janela fica fixe…) e tomaram conta de todo o processo negocial. E por muito que queiram fazer passar a imagem de que estão a favor da avaliação, porque agora é impossível dizer que não sob pena de perderem o resto da opinião pública, a mim não me convencem. Tanto assim é que continuam a bater na mesma tecla e a exigirem que os professores que decidiram não entregar os seus objectivos e, por conseguinte a sua auto-avaliação, não sejam prejudicados, esquecendo aqueles que decidiram fazer tudo isso. No fundo querem premiar quem não cumpriu em detrimento de quem cumpriu. Pessoalmente estou-me a cagar para esta merda toda e inicialmente entrei na avaliação com a finalidade de a boicotar mas depois de ter assistido a tanto aproveitamento e a tanta manifestação de triste corporativismo, só quero mesmo é que o raio da avaliação continue e com verdadeiras consequências, ou alguém dentro do sistema acredita que o que existia funcionava e era justo?

1 thought on “Pode ser tudo o que quiserem, mas é a minha opinião.

  1. Telmo Aires

    Não concordo nada contigo neste assunto… nada também é demais, porque eu tive mesmo para entregar os meus no ano passado…
    No entanto quem entregou não será certamente penalizado, agora será que quem entregou fica triste se os que boicotaram o actual modelo de avaliação não forem penalizados?
    Será que se o modelo for alterado, quem entregou os objectivos no ano passado não vai querer ser englobado nele?
    Aiaiaiai… tanto tempo em casa anda a afectar-te os neurónios… bute pa escolinha trabalhar…

Leave a Reply