O título era para ser outro mas fiquei triste com uma coisa que me disseram.

1505653

Neste mundo temos de tudo. Ao domingo à tarde, então… temos mesmo de tudo. Tudo pode acontecer a um domingo à tarde. Pelo menos a mim, tudo me acontece. Não de uma forma previsível, porque não sou rapaz para pensar muito nos assuntos, mas antes de maneira espontânea. Acontece e pronto. Aconteceu.

Isto quando acontece alguma coisa.

Palpável.

Quantificável.

Mensurável.

E quando não é nada disto que acontece?

E quando é só na minha cabeça? Como ficamos? Será que são acontecimentos válidos?

Tenho dúvidas e ando mesmo desconfiado que o problema é meu, só meu. Que sou eu que não funciono como deve ser.

Por falar em dever, todos nós temos deveres, certo?

Quem não tem deveres?

Pois, só faltava cá o discurso da moralidade… ao domingo, ficava bem, muito bem.

Oh, se ficava.

E por falar em moralidade:

Moral deriva do latim mores, “relativo aos costumes”. Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra “moral”, que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.

E assim, a palavra moral não traduz por completo, a palavra grega originária.

É que êthica possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.”

Tirando o facto da transcrição estar em brasileiro, ou seja, em pleno acordo ortográfico, eu sou o Rui Manuel, de Portugal, preocupado com a moral, com o sentido da vivência, nem que para tal tenha que tirar a roupa, expor as vergonhas e gritar a plenos pulmões: a minha moral é diferente das outras…

Foi um berro fraquinho, não foi? Também me pareceu…

Leave a Reply